11 5541-8845
caminhando@caminhando.org.br

Histórico

O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social foi fundado em 16 de dezembro de 1989, por um grupo de  empresários e pessoas sensíveis à Causa da Deficiência, com o objetivo de promover a inclusão social de adolescentes e jovens com deficiência intelectual, física e auditiva.  

Para iniciar suas atividades, seus fundadores disponibilizaram gratuitamente um prédio antigo, situado na Rua Manoel Caldeira, 122, no Jardim Colonial e, a fim de reformá-lo e adequá-lo, sua fundadora organizou um  mutirão contando com o trabalho dedicado dos pais e famílias dos primeiros beneficiários da instituição. 

Em 1991, diante do crescente aumento da demanda com muitos adolescentes em fila de espera para atendimento, mobilizamos as famílias que reivindicaram junto à Prefeitura Municipal de São Paulo, uma área pública que permitisse a construção de uma sede mais adequada às demandas do Caminhando. 

E assim, em Audiência Pública realizada pela então Prefeita Luiza Erundina, entregamos um abaixo assinado com cinco mil assinaturas que contavam com o apoio de diferentes representantes da Região da Capela do Socorro, Zona Sul da Capital. O Caminhando apresentou o trabalho que realizava e sua necessidade de ampliação e, diante dessa mobilização a Prefeita concedeu direito ao uso da área na qual construímos, também em sistema de mutirão com as famílias, um dos atuais prédios da instituição. 

Desde sua fundação, como ferramenta de inclusão social de jovens com deficiência, a instituição desenvolveu um Projeto de Iniciação Profissional visando promover, de forma eficaz, a educação para inclusão no mercado de trabalho. 

Um dos pressupostos básicos do Caminhando tem sido a participação das famílias dos atendidos na vida da instituição. Ao mesmo tempo em que estendeu seu atendimento às famílias, de modo a acolher suas necessidades, a instituição  se esforça para promover a melhoria das relações familiares, de modo a torná-los agentes e sujeitos no processo de desenvolvimento de seus filhos com deficiência.

São quase três décadas nas quais o Caminhando tem construído junto à sociedade, uma história real de inclusão social. Pautado em seus valores e destacando-se pela sua atuação transparente e ética, enquanto organização  Espírita Cristã, a instituição tem perseguido seus objetivos e aperfeiçoado seus Projetos Socioeducacionais o que comprova assim, o cumprimento de sua Missão.