11 5541-8845
caminhando@caminhando.org.br

Missão, Visão e Valores

Nossa Missão:

“Facilitar a inclusão social e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, por meio da educação e da cultura”.

Nossa Visão:

“Ser uma organização não governamental que realize seu trabalho especializado obtendo, como maior resultado, a socioeducação de seus fundadores, diretores, atendidos, voluntários e colaboradores, de modo a promovê-los enquanto pessoas éticas, solidárias e capazes de despertar em si mesmas e nas outras pessoas, as mais positivas potencialidades do Ser Humano e, com isso Ser uma organização que contribua para transformação deste Planeta, num mundo melhor, mais fraterno e com efetiva inclusão social”.

A consciência de que o homem é eterno e perfectível e de que a Espiritualidade é o elemento fundamental para a sua transformação e felicidade permeiam todos os nossos projetos e colabora para promoção de ações em bases cristãs. Com esta visão o Caminhando acredita que é possível construir um mundo mais fraterno. 

Nossos Valores:

Otimismo

Respeito à diversidade 

Solidariedade

Espiritualidade

Nossa Carta de Valores

Há quase três décadas voltamos nosso olhar para o horizonte das pessoas com deficiência.

Olhar amoroso, cheio de esperança e Otimismo, nos permite enxergar a capacidade de desenvolvimento, especialmente, do jovem com deficiência intelectual.

Compreendemos que inteligência, junção das palavras latinas, intus (entre) e legere (escolher), é a capacidade de compreender as coisas por meio de uma seleção, ao abrirmos o horizonte para este jovem, sem o olhar para suas limitações, oferecemos um leque de possibilidades, ampliamos sua capacidade de fazer escolhas e seu universo de convivência e aprendizagem.

O Caminho escolhido tem sido o da sócioeducação com tempero de Amor.

Passo a passo, grão a grão, construímos uma visão de trabalho sócioeducacional especializado diferenciado, pois pautado numa visão espiritual da vida, em bases cristãs.  Que vê, além das limitações humanas, sua essência perfectível.

Entendemos que a capacidade de receber e expressar Amor deve ser o foco maior de nossas ações e assim, incentivamos o despertar das mais positivas potencialidades de nossos atendidos.

O Respeito à Diversidade é um dos valores desse trabalho e que suscita a lapidação das jóias incrustadas no coração de cada um dos atores envolvidos nesse processo de fazer sócioeducação

A participação das famílias dos jovens atendidos, desde o início, tem sido uma de nossas maiores forças. Agentes e sujeitos do desenvolvimento de seus filhos, as famílias são incluídas nas ações institucionais como nossas maiores parceiras.

Ao chegar ao Caminhando, têm acolhidas suas necessidades emocionais e, caso apresentem situações emergenciais de extrema carência, recebem o apoio fraterno da assistência social. O Caminhando restaura suas forças e possibilita sua reintegração no papel familiar de condutora da vida de seu filho com deficiência.

Duas energias se congregam para realização da Missão do Caminhando: O trabalho voluntário e o trabalho dos nossos colaboradores.

Nosso valor, Solidariedade, é visto na forma como acolhemos, atendidos e famílias, e nas atitudes de voluntariados e colaboradores.

E a Espiritualidade, mais evidente que um valor expressa-se em  nossa caminhada de Esperança e Fé estruturando o trabalho dedicado dos nossos colaboradores, em sinergia com a ação voluntária.

Os recursos financeiros para nossa manutenção provêm de apoios e doações de empresas, das doações de pessoas físicas, de eventos e de colaboração do Governo. Mas, do nosso orçamento anual, o “dinheiro quente”, com energia de sustentação, provêm da doação dos que acreditam por conhecer de perto o nosso trabalho e valorizá-lo efetivamente.

O que dá sustentação ao Caminhando? É algo muito sutil.

Que não aparece nos seus indicadores, nem faz parte da apresentação formal de seus resultados.

É algo imponderável: Sua Visão Espiritual do Mundo.

Embora não apareça nos relatórios, nem nos diferentes registros institucionais este é o diferencial.

Espalha-se como perfume sutil pelos corredores, e nas mínimas atividades.

É visto no sorriso dos jovens.

Aparece na gratidão das mães.

No carinho dos voluntários.

Na dedicação dos colaboradores

Na nossa oração coletiva e no canto de louvor semanal de nossos educandos. Como prece inarticulada, emite luz em cada canto do Caminhando.

Traz a marca forte de Espiritualidade e garante a Presença de Jesus. 

Enfim, é a confissão aberta da Presença de Deus coordenando nossas ações.

Maria Nanci Lima Vieira – Diretora Fundadora 

São Paulo, 18 de junho 2008.